Agenda

Mães e Pais de Santo manifestam apoio a Toninho Vespoli

Peterson Prates | 11/09/2018 - 15:48
11/09/2018
16:00

NÃO DÁ PARA TOLERAR VIOLÊNCIA

Desde o primeiro mandato Toninho Vespoli caminha junto com diversas manifestação culturais e religiosas da ancestralidade do povo negro em São Paulo. A defesa da liberdade religiosa e do direito ao culto das religiões de matriz africana são caminhos para superação do racismo estrutural. Em 2015,  Toninho foi relator do Plano Municipal de Educação (PME) e conseguiu incluir uma emenda que estabelece nas instituições escolares um protocolo para registro e encaminhamento de denúncias de intolerância religiosa, visando a fortalecer as redes de proteção a direitos previstos na legislação.

Diante dos inúmeros e constantes ataques a terreiros e espaços de celebração de religiões afrobrasileiras que acontecem pelo país, o do vereador Toninho Vespoli apresentou o projeto de lei 790/2017, que institui infração administrativa a quem causar danos a estruturas físicas ou símbolos religiosos de tradições de matriz africanas. As sanções podem ser, de acordo com a gravidade do ato: a participação de um curso de diálogo inter-religioso, proibição para exercício de cargo remunerado na Prefeitura, retratação pública e multa de até R$2 mil.

Todo esse trabalho rendeu a Toninho Vespoli o reconhecimento e o apoio de Babalorixás e Ialorixás para a candidatura a deputado estadual.

Veja aqui as manifestações de líderes religiosos de matriz africana sobre Toninho Vespoli:

“O Toninho Vespoli defende nossa ancestralidade africana. Nós, do Terreiro de Candomblé Santa Barbara – o primeiro da cidade de São Paulo – contamos com ele na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para efetivar uma politica estadual para povos e comunidades tradicionais de matriz africana. ”
Mãe Pulqueria – Terreiro de Candomblé Santa Bárbara

“Por tudo que o Toninho Vespoli faz pelo povo de santo em São Paulo, pela sua militância junto às comunidades de Matriz Africana, ele tem o meu apoio nessa caminhada. Podemos confiar no trabalho do Toninho, tê-lo na Assembleia Legislativa é ter a certeza que teremos um deputado estadual ao nosso lado.”
Pai Rodney – Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá

“O mandato do vereador Toninho Vespoli foi muito importante no combate a ação das prefeituras regionais que interditou diversos terreiros de umbanda e candomblé na cidade, além de legislar a favor dos povos de Matriz Africana, criando, por exemplo o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal das Culturas Bantu. Povos de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Terreiros irmanados com Toninho Vespoli na luta de combate ao racismo institucional e religioso. Ter Toninho na Assembleia Legislativa nos garantirá um amigo e apoiador de primeira hora”.
Pai Walmir – Terreiro Inzo Tumbansi

“O Toninho colaborou na luta e defesa das religiões africanas, estabelecendo uma ponte entre o legislativo e o povo de santo. Eleger Toninho Vespoli é saber que teremos um apoio na Assembleia Legislativa de São Paulo e que as pessoas do candomblé e da umbanda terão uma referencia na defesa da sua liberdade religiosa”.
Pai Cido – Centro cultural Eyin Osun

 

Baixe aqui o material sobre a Tolerância Religiosa.


Seja o primeiro a comentar sobre esse artigo


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes