São Paulo precisa ser uma cidade de todas e todos.

Comunicação - Notícias

Concessão de parques garante lucro de empresários, não beneficia usuários

Comunicação - Mandato Toninho Vespoli | 07/03/2018 - 11:47
Gestão Doria quer conceder a administração dos parques de São Paulo à iniciativa privada. O Parque Ibirapuera é um exemplo das reais intenções nessa medida.

Está sob Consulta Pública o edital de concessão para a prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção do Parques Ibirapuera. O edital prevê a instalação de pelo menos seis restaurantes e nove lanchonetes, além de lojas de souvenires. Até mesmo o Viveiro Manequinho Lopes entra no jogo com a demolição de estufas para também abrigar espaço comercial. O Plano Arquitetônico Referencial está disponível aqui.

O alto número de estabelecimentos comerciais reflete a intenção da prefeitura em criar fontes de lucro para as concessionárias que arrematarem o Parque Ibirapuera e o Viveiro Manequinho Lopes, desvirtuando a vocação ambiental e de lazer contemplativo da natureza proporcionados para toda a população da cidade de São Paulo.
As propostas parecem ignorar e desconsiderar os atributos ambientais dos parques e publicações oficiais, como o Inventário da Biodiversidade do Município de São Paulo, publicado em fevereiro de 2017, e mesmo a Lista de Fauna Silvestre de 2010, onde são listadas 218 espécies animais, número incrementado com posteriores levantamentos.
O Plano Arquitetônico Referencial propõe a implantação de parque de aves em cativeiro em uma área que já é refúgio de aves silvestres em plena liberdade. Também há a previsão da demolição de estufas do Viveiro Manequinho Lopes, para que se construa um restaurante de 400 m². Além disso, há outros pontos nesse pacote de absurdos, como a demolição do Galpão do campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem e a realocação dos serviços do CECCO Ibirapuera , importante serviço da Secretaria de Saúde de atendimento em Saúde Mental e Terceira Idade.

Outros parques também estão na mira da gestão Doria nesse edital, são eles: Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade.

Estamos acompanhando para tomar possíveis medidas.

#MandatoToninhoVespoli #PSOL50 #ASCOM

Tags:

Comentários

2 comentários


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes