Comunicação - Notícias

Projeto prevê capacitação de primeiros socorros em hospitais a pais de recém-nascidos

Comunicação - Mandato Toninho Vespoli | 31/07/2018 - 16:09
No Brasil, 15 recém-nascidos morrem por dia por engasgamento

A asfixia é a principal causa da morte de bebês.  No Brasil, 15 recém-nascidos e bebês até 12 meses morrem por dia por engasgamento, principalmente causada pelo regurgitamento do leite materno, de acordo com a SBPA- Sociedade Brasileira de Pediatria. Podendo também nos casos específicos, causados também igualmente pela mamada das mamadeiras.

Diante disso, o vereador Toninho Vespoli (PSOL) apresentou o projeto de lei (PL) 296/2018 que prevê a capacitação para pais, mães ou responsáveis por recém-nascidos, em hospitais e maternidades, para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês.

Segundo o texto, as orientações, assim como o treinamento, serão ministrados antes da alta do recém-nascido. Fica facultado aos pais, mães ou responsáveis legais participarem ou não da capacitação oferecida pelos hospitais e maternidades. Além disso, os hospitais e maternidades deverão informar aos pais, mães ou responsáveis pelos recém-nascidos sobre a existência e disponibilidade do treinamento, ainda durante o acompanhamento pré-natal.

A medida é importante para que um acontecimento corriqueiro, e que pode até ocasionar a morte do recém-nascido,  possa ser evitado, caso os responsáveis pela criança conhecessem técnicas simples e cuidados básicos de prevenção. Assim com a aprovação desse projeto, hospitais e maternidades  orientarão e capacitarão minimamente os responsáveis por crianças recém-nascidas, principalmente os “pais e mães de primeira viagem” na prevenção desses riscos envolvendo a alimentação dos bebês.  Um avanço no combate no da mortalidade infantil na cidade de São Paulo.


Seja o primeiro a comentar sobre esse artigo


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes