São Paulo precisa ser uma cidade de todas e todos.

Conheça o Toninho

UMA HISTÓRIA DE COMPROMISSO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Toninho Vespoli compõe a bancada parlamentar do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo. Reeleito em 2016 por 16.012 votos, o vereador é reconhecido como um político sério e independente, que defende os interesses do povo e não de grandes empresários.

Para ocupar a função parlamentar, licenciou-se da rede municipal de ensino, onde é professor de matemática.  Casado com Salvelina de Lima Vespoli, companheira de vida e de luta, é pai de dois filhos.é pai de dois filhos.

Apesar de ser referência de luta por justiça social na Zona Leste desde a década de 1990, o vereador trabalha a favor de todas as regiões da cidade. Sua atuação se destaca em áreas como educação, habitação, transportes, saúde e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, sua trajetória é marcada pela defesa dos direitos de mulheres, negras e negros, LGBTs e pessoas em situação de rua.

Ao longo de sua história, Toninho ganhou experiência no trabalho coletivo e se destacou na ação de organizar politicamente o povo. Mantém um profundo engajamento com movimentos populares, honrando diariamente seu compromisso com esse setor. Conquistas foram alcançadas, mas é preciso avançar mais.

História

Fotos Toninho_4_corte

Antonio Biagio Vespoli nasceu em 16 de outubro de 1965, no Parque São Lucas, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Ainda criança foi viver na região da Vila Industrial e atualmente mora no Conjunto Setúbal.

Seus pais, imigrantes italianos, fizeram a vida no Brasil trabalhando como operários em indústrias da Mooca e depois se tornaram comerciantes. Dessa forma criaram Toninho e sua irmã mais velha, Rosa.

Entre 1985 e 1989, Toninho cursou a faculdade de matemática da Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, e foi naquela época que se interessou pelas questões sociais e pelas ideias políticas da esquerda, vindo a se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1987.

Durante a graduação chegou a trabalhar por um ano como bancário, mas acabou deixando a função para assumir o comércio da família, em 1988, dedicando-se à atividade por 17 anos.

Fotos Toninho_5_corteFé e política

No PT, logo que entrou, assumiu a função de secretário do núcleo da Vila Industrial, que tinha forte ligação com o movimento da Teologia da Libertação da Igreja Católica. Com isso, começou a participar da Comunidade São Pedro Apóstolo, também naquele bairro. Católico, afastou-se da religião na época da faculdade, mas devido à atuação no PT foi atraído pela proposta libertadora da Igreja voltada para os pobres, ideais que ainda motivam sua militância política.

Como o bairro sempre foi muito carente de infraestrutura e serviços públicos, Toninho passou a atuar na luta por direitos e melhorias para a região. No partido, iniciou seu processo de formação política e conheceu líderes comunitários que o entusiasmaram a se envolver no movimento de saúde.

Na década de 1990 já era reconhecido como uma liderança política da região, marcando presença em lutas ao lado de outras lideranças pelos direitos das crianças e adolescentes, pavimentação; abertura de postos de saúde (como as UBSs Reunidas I e Reunidas II) construção de creches (como a Maria da Penha) e obras de infraestrutura. Liderou ainda a rearticulação do Movimento Popular Contra as Enchentes na Vila industrial, que resultou na construção dos piscinões do Jardim Elba e do Jardim Sônia Maria e de gabiões em várias localidades das margens dos rios.

Em 1999, ajudou a fundar a Pastoral de Fé e Compromisso Social da Paróquia São Pedro Apóstolo. Ali foram feitos vários trabalhos para auxiliar pessoas desempregadas do bairro, como a criação de uma cooperativa de serralheria, uma agência de emprego e atividades de formação política. Passou também a representar a Pastoral da sua paróquia na Pastoral de Fé e Compromisso Social da Região Episcopal Belém. Naquele espaço eram discutidas pautas políticas mais amplas, relacionadas à educação, saúde, dívida pública e à estrutura social do Brasil. Com isso participou da organização dos plebiscitos da Dívida Externa, da ALCA e da Reestatização da Vale do Rio Doce.

Em 2004, foi escolhido por lideranças de igrejas de várias comunidades para sair candidato a vereador pela primeira vez. Os 9.517 votos que obteve não foram suficientes para vencer a eleição.

Mudança para o PSOL

Decepcionado com os caminhos tomados pelo PT, optou pela saída e filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, em uma decisão coletiva com outras importantes figuras políticas como Ivan Valente, Plínio de Arruda Sampaio e Carlos Giannazi.

A partir de 2005 Toninho ampliou sua atuação e passou a lutar por regularização fundiária em áreas carentes como Vila União, Fazenda da Juta, Jardim Elba, entre outras. Naquele ano, decidiu abandonar o comércio da família e dedicar-se somente ao movimento social.

Em 2008 saiu mais uma vez candidato a vereador, já pelo PSOL, obtendo cerca de 6.500 votos, mas novamente não se elegeu. Isso deu a ele mais ânimo para entregar-se à organização do partido na região, filiar pessoas e divulgar o programa da legenda.

Docência

Toninho Vespoli começou a lecionar matemática em 2010, como categoria O, na rede estadual, nas escolas República da Nicarágua e Professora Inah Jacy de Castro Aguiar. Em 2011 fez o concurso público e foi efetivado, passando a dar aula na Escola Estadual Professor Vitor Miguel Romano. Ainda em 2011, prestou o concurso para a rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, onde lecionou até dezembro daquele ano. Em 2012, disputou uma vaga na rede pública de ensino da cidade São Paulo, cargo do qual está licenciado atualmente, na EMEF Presidente Prudente de Morais, que pertence à DRE Ipiranga.

Fez pós-graduação em Educação Matemática, em 2010, na Uninove. Em 2011, começou o mestrado profissional em matemática na Universidade Federal do ABC, mas acabou abandonando em 2013 para se dedicar ao mandato de vereador, que assumiu depois de receber 8.722 votos.

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes