São Paulo precisa ser uma cidade de todas e todos.

Comunicação - Notícias

Projeto defende combate ao machismo nas escolas

Comunicação - Mandato Toninho Vespoli | 20/06/2016 - 10:39

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) protocolou nessa última terça (14) o projeto de lei (PL) 310/2016 que promove ações contínuas de formação da comunidade escolar sobre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11340/2006) e o combate à cultura do estupro.

A proposta inclui no Plano Municipal de Educação (PME) uma diretriz para que os profissionais da educação municipal de São Paulo sejam instruídos para formarem os alunos sobre o combate às diversas formas de violência contra a mulher, visando superar preconceitos e discriminações no ambiente escolar.

Neste ano, a divulgação sequencial de três estupros coletivos no Brasil revela a existência de uma cultura do estupro no país. As repercussões desses crimes bárbaros indicam que em nossa sociedade há um repertório de discursos que culpam a vítima, havendo um consenso de que o corpo feminino não pertence à própria mulher.

O pensamento misógino está profundamente enraizado em todos os ambientes e classes sociais do país. Basta ver o tratamento policial e judicial às vítimas, marcado por irregularidades e tentativas de deslegitimação de depoimentos, repelindo qualquer intenção futura de denúncias, já que as mulheres não se sentem confortáveis ao prestar uma queixa. Com isso, dá para inferir que os números de crimes contra a mulher devem ser bem maiores do que os dados oficiais.

Toninho Vespoli acredita que a medida possa fazer com que a escola cumpra a função de ser um agente transformador dessa realidade.


Comentários

1 comentário


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes