Notícias da Campanha

Por que defender os CCA’S na Secretaria Municipal de Assistência Social?

Comunicação - Mandato Toninho Vespoli | 12/09/2019 - 10:11
Os equipamentos são importantes serviços de proteção social.

Os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s) estão localizados em mais de 480 unidades conveniadas, sendo 55 distribuídos nas subprefeituras de Sapopemba, Vila Prudente e São Mateus. O público atendido por esses equipamentos são pequenos cidadãos de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, cujas potencialidades são desenvolvidas a fim de se conquistar autonomia, protagonismo e cidadania. Diante disso, não dá para aceitar a afirmação, feita em audiência pública, do prefeito Bruno Covas de que os CCA’s “ocupam o tempo” das crianças e dos adolescentes. Na realidade, os CCA’s ressignificam as suas realidades. Será que sua gestão pensou nisso ao anunciar o corte de mais 1500 vagas?

Você educador (a) e/ou assistente social, converse com as famílias atendidas para se mobilizarem em defesa dos CCA’s. O mandato do vereador Toninho Vespoli está à disposição para mais informações.

MOTIVOS PARA DEFENDER A PERMANÊNCIA DOS CCA’S NA PASTA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

No início de agosto, a Prefeitura anunciou que os CCA’s seriam transferidos para a Secretaria Municipal de Educação. Entenda por que somos contra esse absurdo.

1. EDUCAÇÃO É DIFERENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 As políticas públicas da assistência social são compreendida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e desempenham um papel relacionado a emancipação cidadã, busca de autonomia e proteção social

2. ASSISTÊNCIA SOCIAL É COM ASSISTENTE SOCIAL

Os CCA’s possuem um quadro de profissionais com formação adequada ao enfrentamento à situações de vulnerabilidade social e possuem conhecimento sobre território

3. SUCATEAMENTO DOS CCA’s   

Quem trabalha ou é atendido pelos equipamentos da rede socioassistencial percebe o ritmo cruel da precarização diante dos cortes de verbas. Na pasta da educação, que conta com recursos destinados a quase mais de 4 mil unidades de ensino e um público de 1 milhão de alunos, os CCA’s irão se diluir, até não existir mais. 

4. CCA NÃO É REFORÇO ESCOLAR 

Os CCA’s não atuam como linha auxiliar da escola e não podem fazer parte do plano de educação integral. Seu objetivo é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de capacidades de interação e cidadania.  

 

“Prefeito diz que não precisa discutir projetos para a prefeitura, porque o povo já teria dado aval a qualquer proposta de sua gestão na eleição”.  Vídeo: Rede Brasil Atual.


Seja o primeiro a comentar sobre esse artigo


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes