Comunicação - Notícias

Toninho Vespoli questiona prefeitura por falha em acessibilidade

Comunicação - Mandato Toninho Vespoli | 17/04/2014 - 11:14

foto-vinicius-rorattoO vereador Toninho Vespoli (PSOL) entrou com representação no Ministério Público em abril contra a prefeitura de São Paulo pelo descaso que vem mostrando com a promoção de acessibilidade para o garoto Pablo Guilherme Faquim Generoso. Ele possui deficiência de locomoção e depende do uso de cadeira de rodas.

A mãe do menino, Solange Faquim, recorreu ao nosso mandato porque seu filho encontra barreiras para circular pelo bairro onde mora, no Jaguaré, Zona Oeste da cidade. A dificuldade é enorme já para entrar e sair da casa, que fica entre a Rua Alarico Franco Caubi e a Rua Marselha, por causa das escadas que existem na viela em que fica sua residência. Solange chegou a entrar em contato com a prefeitura em duas oportunidades para pedir a construção de pelo menos uma rampa de acessibilidade, mas o órgão disse que seria impossível pela topografia do local.

Entretanto, esta situação já se alonga por mais de três anos, e nenhuma alternativa foi apresentada pelo poder público. A demora representa uma violação sistemática aos direitos do garoto Pablo, que todos os dias sofre com problemas de locomoção que restringem principalmente seu direito fundamental à liberdade, mas que prejudicam também seu direito à educação, à saúde e à convivência familiar e comunitária, que são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“É obrigação do Estado promover a plena realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, portanto esta protelação de mais de três anos da prefeitura para resolver o caso é inaceitável”, disse Toninho Vespoli. A pessoa com deficiência pode escolher onde e com quem morar, em igualdade de condições e oportunidades com qualquer outro cidadão, sem a necessidade de viver em determinada habitação.


Seja o primeiro a comentar sobre esse artigo


Deixe seu comentário

Powered by WordPress | Designed by: Free Premium WordPress Themes | Thanks to WordPress Themes, Premium WordPress Themes and WordPress 4 Themes