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Tarifa zero nos ônibus: uma medida distorcida pela gestão Nunes

Desde dezembro de 2023, a Prefeitura de São Paulo implementou a tarifa zero nos ônibus aos domingos e em alguns feriados, como o Natal, o Ano Novo e o aniversário da cidade. A princípio, a medida parece positiva. No entanto, o que poucos sabem é que essa gratuidade veio acompanhada de redução na oferta de ônibus.

Ou seja, mesmo com a passagem gratuita aos domingos, os ônibus demoram mais e circulam em menor quantidade, o que dificulta o acesso da população ao transporte.


Redução de viagens e aumento de subsídios: a verdade por trás da tarifa zero

Você percebeu que o ônibus está demorando mais? Isso não é por acaso. Desde 2019, a Prefeitura de São Paulo reduziu em até 20% o número de viagens realizadas na capital. Ao mesmo tempo em que anunciou a tarifa zero, o prefeito cortou ônibus e aumentou os repasses às empresas de transporte.

A nossa crítica, portanto, não é contra a tarifa zero. Pelo contrário, defendemos essa proposta histórica da esquerda paulistana. O problema está na forma como a atual gestão utiliza essa medida: piorando os serviços e favorecendo as empresas, sem garantir mais ônibus circulando.


Toninho Vespoli denuncia o uso distorcido dos recursos públicos

Na Câmara Municipal, o vereador professor Toninho Vespoli tem feito debates importantes sobre a mobilidade urbana e a necessidade de ampliar, com responsabilidade, o projeto de tarifa zero nos ônibus.

Até julho de 2024, a Prefeitura já havia repassado cerca de R$ 5,3 bilhões em subsídios às empresas — o maior valor da história do município. Isso foi amplamente denunciado pelo mandato nas redes e em plenário.


Frota reduzida: menos ônibus nas ruas de São Paulo

Os dados comprovam a denúncia. Em março de 2024, havia 13.938 ônibus em circulação ou em reserva técnica, número menor do que os 14.016 veículos de julho de 2020.

Essa redução compromete a qualidade do serviço, principalmente para a população periférica, que já sofre com as longas esperas. No site devolvenossobusao.org, moradores ironizam os atrasos e criam formas inusitadas de protestar contra a má gestão do transporte.


Tarifa zero com qualidade: com Boulos e Toninho é possível!

Nós acreditamos em uma tarifa zero de verdade, com mais ônibus nas ruas e gestão transparente. Por isso, defendemos que essa política pública precisa sair das mãos de Nunes.

Com Boulos na Prefeitura e Toninho Vespoli reeleito vereador, vamos avançar para tornar o transporte gratuito, eficiente e permanente — a serviço da população, e não das empresas.